A Rádio

A primeira transmissão da Rádio Arquibancada foi no dia 25 de junho de 2011. Mas como em toda biografia, sempre há uma história que antecede esse momento, e a nossa começou logo após a apuração dos desfiles das escolas de samba daquele ano, quando um grupo de amigos apaixonados pelo carnaval decidiu continuar contando, ao longo do ano, as histórias de personagens a acontecimentos do mundo do samba.

Assim nasceu a Rádio Arquibancada, uma rádio online especializada em samba e carnaval, que veio trazer mais uma voz à imprensa que cobre este universo tão rico, tão cheio de histórias e ao mesmo tempo tão pouco conhecido pela maioria das pessoas, mesmo aquelas que têm interesse em conhecer mais sobre o carnaval e a cultura que o criou e o acompanha a cada ano.

A proposta, no entanto, era de apresentar mais que programas musicais. A ideia era levar até o público as transmissões ao vivo dos principais eventos do calendário carnavalesco.

A proposta, no entanto, era de apresentar mais que programas musicais. A ideia era levar até o público as transmissões ao vivo dos principais eventos do calendário carnavalesco durante o ano, desde o sorteio da ordem dos desfiles até o desfile propriamente dito, além de programas de debates e de cunho histórico para fomentar reflexões sobre o carnaval em conjunto com o público.

De lá para cá nosso público cresceu, o que nos motivou a diversificar nossa programação e buscar novas formas de levar o melhor do carnaval até você, como nossas primeiras transmissões ao vivo em vídeo no final de 2015.

A jornada é longa e ainda há muitas histórias para contar. E é pensando em levar essas informações até você que a cada reunião nossa, pensamos: “O que podemos fazer para que nossos ouvintes tenham a melhor experiência possível em informações sobre o samba e o carnaval?”

Obrigado por nos incentivar e participar dessa jornada conosco.

A Equipe

anderson-baltar

Anderson Baltar (Âncora) – Jornalista, foi assessor de imprensa da União da Ilha, sua paixão, e ainda do Império Serrano e do Boi da Ilha. Também foi produtor de Carnaval da TV Globo. Lançou, em 2015, o livro “As Primas Sapecas do Samba”, ao lado de Eugênio Leal e Vicente Dattoli.

Chico Frota (Âncora, comentarista e supervisor técnico) – Produtor Musical, é diretor musical e assessor de imprensa da São Clemente, sua escola de coração. Foi co-produtor do CD dos sambas-enredo do Grupo de Acesso por mais de 10 anos. Tem destacado trabalho coordenando carros de som das escolas na Sapucaí.

chico-frota-circulo
luise-campos-circulo

Luise Campos (Âncora e produtora) – Produtora Cultural e pesquisadora, estuda os mais diversos aspectos da cultura do samba e do carnaval, especialmente, a questão feminina. Leva no coração a coroa do Império Serrano.

Ralph Guichard (Comentarista e repórter) – Jornalista, é assessor de imprensa da Lierj e é editor no portal O Repórter. Experiente nas coberturas esportivas e de grandes eventos musicais, já integrou a equipe de Carnaval da Rádio Tupi. Vibra com o vermelho de branco do Salgueiro.

ralph-guichard-circulo
luiz-antonio-simas

Luiz Antonio Simas (Comentarista) – Historiador e professor, é um entusiasmado pesquisador das manifestações culturais de matriz africana. É autor de vários livros, como “Dicionário da História Social do Samba” (com Nei Lopes), “Samba de Enredo – história e arte” (com Alberto Mussa) e “Pra tudo começar na quinta-feira” (com Fábio Fabato). Jurou seu amor ao Império Serrano.

Fred Soares (Comentarista) – Jornalista, cobre carnaval na Sapucaí há mais de 20 anos. Foi repórter do Extra, produtor do Sportv e atualmente é editor e comentarista no canal Esporte Interativo. Sua alegria aporta na passarela com a União da Ilha.

fred-soares-circulo
guilherme-salgueiro-circulo

Guilherme Salgueiro (Comentarista) – Músico e compositor, é experimentado ritmista do Carnaval carioca, desfilando há mais de 15 anos em diversas baterias. Foi finalista da disputa de samba da Vila Isabel, sua escola, por quatro anos. Também foi diretor musical do Império da Tijuca.

Marcos Lodi (Repórter) – Jornalista e compositor, já teve suas composições embalando escolas de samba de Juiz de Fora e Três Rios. Foi finalista na disputa da Beija-Flor em 2006. Tem a Grande Rio como sua escola de coração.

marcos-lodi-circulo
any-cometti

Any Cometti (Repórter) – Jornalista, tem destacada atuação no Carnaval de Vitória (ES) seja como assessora de imprensa, seja como ritmista. No Rio de Janeiro seu coração bate no ritmo da Estação Primeira de Mangueira.

Vitor Gilard (Repórter) – Estudante de jornalismo, é apaixonado pelo desfile das escolas de samba desde criança. É súdito da Imperatriz Leopoldinese.

vitor-gilard-circulo