O Mundo do Samba
Like

Amebras fará ação de apoio à campanha Outubro Rosa

1 de outubro de 2015
239 Vizualizações
0 Comentários
3 minutes read
Amebras fará ação de apoio à campanha Outubro Rosa

CARTAZ INCA OUTUBRO ROSA 2015Promoção da cidadania e saúde da mulher são duas das principais bandeiras defendidas pela Amebras desde sua criação. E o acesso à informação de qualidade é uma das maiores armas para que as mulheres possam lutar por seu bem-estar e saúde, inclusive conhecendo métodos de prevenção de doenças.
É por isso que a Amebras, junto com lideranças femininas de cinco instituições parceiras, está engajada no Outubro Rosa, Campanha Nacional Contra o Câncer de Mama. Na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, a presidente da Amebras, Célia Domingues, fará um encontro de mulheres durante a segunda edição do Botequim do Samba, que acontece na Cidade do Samba, a partir de 19h.
As participantes vestirão peças de roupas ou acessórios cor de rosa, a mesma usada na campanha de prevenção contra o câncer de mama. O local do evento também contará com cartazes informativos sobre o tema. A ação conta com apoio do INCA (Instituto Nacional de Câncer), que cedeu material informativo.
“A Amebras quer dar sua contribuição e ajudar as mulheres a se prevenirem contra esta terrível doença. Nesta cruzada, a união é fundamental e, por este motivo, faremos esta ação junto com entidades que trabalham e estão comprometidas com a vida saudável e plena da mulher brasileira”, afirma Célia Domingues.
Participam da ação as seguintes instituições: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Município do Rio de Janeiro, programa A Voz da Mulher com Wilma Guimarães (Rádio Manchete), CPPIR – Coordenadoria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial, Confraria Amigas do Vinho, Bloco Cultural 7 de Paus e Nega Chic Produções.

Dados do INCA – Segundo o Instituto Nacional de Câncer, “o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 25% do total de casos de câncer no mundo em 2012, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres”.
No que se refere a exames de mamografia para prevenção deste tipo de câncer, o INCA preconiza que “a recomendação para as mulheres de 50 a 69 anos é a realização da mamografia a cada dois anos e do exame clínico das mamas anual. A mamografia nesta faixa etária e a periodicidade bienal é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo”.

Fechado para novos comentários.