O Mundo do Samba
Like

Baile da Feira das Yabás com Timoneiros da Viola

26 de janeiro de 2016
249 Vizualizações
0 Comentários
5 minutes read
Baile da Feira das Yabás com Timoneiros da Viola

Marquinhos de Oswaldo Cruz cantando na Feira das Yabás com Timoneiros da ViolaA Feira das Yabás em parceria com o Bloco Timoneiros realizam neste domingo(31), a partir das 13h, um grande baile de carnaval na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz.

O Timoneiros vai comemorar meia década de atividades celebrando Zé Ketti (1921-1999), ícone e gênio portelense, cultuado pela intelectualidade, aclamado por músicos e pelo público brasileiro.

— O Zé tem uma importância grande na minha trajetória. Foi ele e o Sérgio Cabral (pai) que me batizaram Paulinho da Viola, lá no Zicartola, restaurante que Dona Zica e Cartola mantiveram por 20 meses na Rua da Carioca, no Centro do Rio. Homenageá-lo é de fundamental importância — ressalta Paulinho da Viola.

Marquinhos de Oswaldo Cruz destaca com alegria a importância da retomada da parceria com o bloco:

_ Teremos o Timoneiros e uma edição especial da Feira da Yabás, hoje um dos mais importantes encontros de gastronomia e de preservação da cultura negra no Rio de Janeiro. Será uma grande festa _ diz Marquinhos.

Com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, a Feira das Yabás, sempre conta com a participação de bambas do samba, como Monarco, Tereza Cristina, Dona Ivone Lara, Marienne de Castro, Dudu Nobre, Almir Guineto, Hamilton de Holanda, Jongo do Serrinha, entre outros.

Além de uma boa música, o público ainda pode aproveitar para experimentar a culinária típica dos subúrbios cariocas e pratos de origem africana nas 16 barracas que participam do evento sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: uma grande cozinha a céu aberto. Entre as muitas opções estão o mocotó e o aipim com carne seca da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe. A barraqueira Romana vai de carré com couve à mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para Feira, e Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada, a carne com aipim e o bolinho da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 18,00.

Sobre a Feira das Yabás:

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Serviço:

Feira das Yabás – Gastronomia e Roda de Samba

Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz e Bloco Timoneiros da Viola

Quando: Domingo, 31 de Janeiro 2016

Hora: a partir das 13h

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Evento gratuito

Fechado para novos comentários.