O Mundo do Samba
Like

Cabuçu define enredo

8 de junho de 2015
106 Vizualizações
0 Comentários
3 minutes read
no-cover

bandeiracabucuConhecida por ter sido a escola das homenagens, a Unidos do Cabuçu definiu o enredo que irá apresentar no carnaval do próximo ano. A escola vai homenagear a sua própria história e comemorar na Avenida seus 70 anos de fundação, que serão completados ainda este ano, no mês de dezembro.
A sugestão do tema partiu da então ex-presidente da escola, Therezinha Monte, e foi muito bem recebida pelo presidente Carlos Alberto Caju e o vice-presidente, Bola. Para criar a sinopse e desenvolver o enredo, ela sugeriu Edson Siqueira, que já foi carnavalesco da escola nos anos 90. Foi na Cabuçu que o profissional iniciou sua carreira no carnaval, ainda como aderecista, pelas mãos da própria Therezinha. Desafio aceito, Edson Siqueira decidiu se basear nas letras dos sambas-enredos que a própria agremiação apresentou em seus desfiles para criar o enredo. Pesquisa concluída, resolveu pelo título de “A festa é nossa e ninguém tasca! São 70 anos de Xou da Cabuçu no Mundo mágico do Carnaval.”, que já remete a 3 momentos marcantes da escola quando ainda desfilava pela Marquês de Sapucaí (A festa é nossa e ninguém tasca – 1986; Xou da Cabuçu – 1992 e Mundo Mágico, em referência ao enredo dos Trapalhões em 1988).
“O pontapé inicial do enredo se dá a partir do fictício lançamento de uma Edição especial da extinta Revista Manchete, para falar dos 70 anos da Cabuçu. Esta Edição especial seria, segundo o enredo, publicada a pedido de Adolpho Bloch (já falecido) em retribuição à homenagem que a escola fez a ele por ocasião do Carnaval 1991 (“Aconteceu, virou Manchete!”). A partir daí haverá uma viagem pela história da escola através dos sambas em forma de uma narrativa atemporal.”, esclarece o carnavalesco.
No dia de 2 de junho a sinopse foi apresentada à direção da escola, na quadra de ensaios, aprovada e aplaudida pelos presentes. O próximo passo, segundo o presidente “Caju”, é marcar a data do lançamento oficial do enredo e do logotipo, bem como o anúncio da equipe 2016. Tuil, presidente da ala dos compositores da Cabuçu, em breve anunciará a data da primeira reunião dos compositores com o carnavalesco.

Fechado para novos comentários.