Eventos
Like

Centro Cultural Cartola estreia roda de samba

22 de maio de 2014
268 Vizualizações
0 Comentários
2 minutes read
Centro Cultural Cartola estreia roda de samba

Foi nos terreiros das escolas de samba que surgiram obras inesquecíveis como ‘Um rio que passou em minha vida’ (Portela), ‘A Deusa da Passarela’ (Beija-Flor), ‘Exaltação à Mangueira’ e ‘Salve a Mocidade!’, entre tantas que embalam o canto dos apaixonados por suas agremiações e pela boa música. Integrante das matrizes do samba carioca, junto com o partido alto e o samba-enredo, o samba de terreiro é a estrela principal da roda que o Museu do Samba, do Centro Cultural Cartola, passa a realizar todas as últimas segundas-feiras do mês, a partir do dia 26 de maio. A cada edição, uma escola de samba participará com compositores, baianas e velha guarda, apresentando ao público grandes sambas de terreiro da história da agremiação. Na estreia, a convidada será a Acadêmicos do Salgueiro, comandada por Djalma Sabiá, e a participação especial de Nelson Sargento.

A programação faz parte do projeto ‘Memória das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro’, conduzido pelo Museu do Samba com o objetivo de resgatar e incentivar a preservação e novas produções deste gênero musical, que em 2007 foi titulado Patrimônio Cultural do Brasil. Matriz originalmente carioca, o samba de terreiro é conhecido atualmente como samba de quadra e é produzido pelos compositores ao longo do ano, fora das disputas de samba-enredo. A programação cultural é aberta ao público em geral e integra o programa do Ponto de Cultura GerAções do Centro Cultural Cartola – Museu do Samba Carioca – apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura.

O samba começa sempre às 18h, e custa R$ 9,99. O Centro Cultural Cartola fica na Rua Visconde de Niterói , 1296 – Mangueira. Lembrando que quem vai aproveitar o samba, degusta os mais variados petiscos de boteco como frango a passarinho, feijão amigo, calabresa acebolada, entre outros, sempre acompanhado de cerveja gelada.

 

Fechado para novos comentários.