Eventos
Like

Centro Cultural Cartola homenageia mães do samba

28 de maio de 2015
147 Vizualizações
0 Comentários
1 minute read
Centro Cultural Cartola homenageia mães do samba

dorinaO Museu do Samba do Centro Cultural Cartola realiza no próximo sábado, dia 30 de maio, às 13h, o evento “Mães do Samba”, que vai homenagear seis sambistas consideradas mulheres de referência para a preservação da identidade do samba carioca. São elas: Ângela Nogueira, Dorina, Geisa Kety, Selma Candeia, Tia Gessi e Tia Glorinha do Salgueiro.

Seja nas rodas de samba, nos palcos ou na Marquês de Sapucaí, seja em movimentos culturais e sociais, elas possuem em comum um histórico de lutas pela valorização do samba e do sambista. Viúva de João Nogueira, Ângela Nogueira é presidente do Clube do Samba; Dorina (foto) é cantora, compositora e radialista; Geisa Kety é filha do autor de “A voz do morro”; Selma Candeia, filha do compositor Candeia, é presidente do GRANES Quilombo (Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba); Tia Gessi comanda há 35 anos um dos mais tradicionais pagodes da cidade, no Cachambi, Zona Norte do Rio; e Tia Glorinha, babalorixá e rezadeira, é presidente da ala das baianas do Salgueiro.

Esta é a segunda edição do evento, que integra a agenda do Museu do Samba no mês em que é celebrado o ‘Dia das ‘Mães’. No ano de 2014, as homenageadas foram: Tia Surica, Tia Nilda da Mocidade, Selminha Sorriso, Vilma Nascimento e Nilce Fran.

Fechado para novos comentários.