O Mundo do Samba
Like

CETE promove bate-papo musical com compositores no sábado

25 de julho de 2017
143 Vizualizações
0 Comentários
5 minutes read
CETE promove bate-papo musical com compositores no sábado

O samba, centenário gênero musical característico do Brasil, será abordado na quarta aula do curso do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval neste sábado, dia 29 de julho, a partir das 14 horas, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Com o tema “100 anos de samba. Porto Alegre tem, sim senhor!”, o CETE reúne para um bate-papo musical com o público ceteano quatro compositores cujas obras já fazem parte da história no carnaval de Porto Alegre: Alessandro “Fofo” Antunes, Joaquim Lucena, Vinícius Brito e Wilson Ney.

Fofo começou no carnaval ainda menino como ritmista e percussionista, acompanhando seu pai, o diretor de bateria Jorge Tarol. Músico profissional é integrante do grupo de pagode Louca Sedução e autor de quase 60 sambas enredo, no período de 1992 a 2012, levados na Avenida por Imperadores do Samba, União da Vila do IAPI, Imperatriz Dona Leopoldina, Embaixadores do Ritmo, União da Tinga, Acadêmicos da Orgia, Academia de Samba Puro, entre outras. Conquistou cinco prêmios Estandarte de Ouro na categoria Samba Enredo.

Professor de música e advogado, Joaquim Lucena vem de uma tradicional família carnavalesca de Porto Alegre. Na capital gaúcha, fundou e presidiu a Academia de Samba Relâmpago. Em diferentes agremiações foi passista, mestre de bateria, diretor de harmonia e compositor. É autor de slogans de algumas escolas da capital, como “Sou Imperador até morrer”, da Imperadores do Samba, além de outros nas escolas Estado Maior da Restinga, Academia de Samba Praiana e Embaixadores do Ritmo. Lucena foi titular da Coordenação das Manifestações Populares da Prefeitura de Porto Alegre entre os anos de 2005 a 2016.

Vinicius Brito começou no carnaval desfilando como mascote da velha guarda dos Imperadores do Samba, no início da década de 90. Atua na cobertura jornalística do Carnaval da Rádio Gaúcha e foi criador do extinto Samblog, além de ter assinado assinou coluna sobre a folia no Diário Gaúcho e na Zero Hora e ter dirigido a transmissão dos desfiles do Grupo Especial de Porto Alegre pela RBS TV. Desde 2008 assinou sambas para Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte, Embaixadores do Ritmo, Praiana, Vila Isabel, Samba Puro, Império do Sol e União da Vila do IAPI. Vinícius já conquistou os troféus Estandarte de Ouro, Setor 1, Personagens da Folia, Udesca, Camarote Cultural e Tamu Junto.

Denominado no meio musical porto-alegrense como o “poeta do samba”, Wilson Ney já dedica mais de 50 anos à música, com canções de sucesso gravadas por vozes consagradas como Leci Brandão, Dominguinhos do Estácio, Neguinho da Beija-Flor, entre outros. Sua estreia no carnaval veio em 1971, quando foi convidado a compor um samba de exaltação para a Sociedade Floresta Aurora, mas que foi para a avenida com os Acadêmicos da Orgia. Nos anos seguintes, assinou sambas-enredo para escolas como Imperadores do Samba, Acadêmicos, Beija-Flor do Sul, Império da Zona Norte e Copacabana. Foi enredo dos Fidalgos e Aristocratas e passou pela direção de harmonia da maioria das entidades carnavalescas locais. Wilson Ney é autor do clássico “Convite ao povo” (1975), também conhecido como “Povo meu”, até hoje um dos sambas-exaltação mais cantados do carnaval de Porto Alegre.

Os interessados a assistir à quarta aula da 9ª edição do curso de tema-enredo podem se inscrever antecipadamente pelo e-mail do CETE cete.temaenredo@gmail.com (informando nome, endereço, e-mail e telefone de contato) ou na hora e no local do evento, que tem entrada franca.

PROGRAMAÇÃO 9º CURSO DE TEMA ENREDO
4ª AULA
Dia 29 de julho de 2017.
Local: Sala C2 – 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico), em Porto Alegre.
Das 14h às 17h30:
– “100 anos de samba. Porto Alegre tem, sim senhor!” Convidados: ALESSANDRO “FOFO” ANTUNES, JOAQUIM LUCENA, VINÍCIUS BRITO e WILSON NEY (compositores). Entrada gratuita, com inscrições no local.

Fechado para novos comentários.