O Mundo do Samba
Like

CETE retoma as atividades e promove ciclo de debates sobre o carnaval de Porto Alegre

12 de maio de 2017
352 Vizualizações
0 Comentários
4 minutes read
CETE retoma as atividades e promove ciclo de debates sobre o carnaval de Porto Alegre

O CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval está retomando suas atividades para o ano de 2017, agora sob uma nova Diretoria Executiva. A entidade passou por um período sabático após o falecimento do carnavalesco Sérgio Peixoto (seu idealizador e presidente), ocorrido no final do ano passado. O primeiro evento será a realização de um ciclo de debates para avaliar, debater e encaminhar ações e sugestões para a viabilidade e continuidade do carnaval de Porto Alegre.

A vice-presidente, Vera Regina Farias Dubois, assume a Presidência do CETE. A dirigente esclarece que, nesta nova fase, a gestão do CETE não será centralizada no cargo de presidente. “Todos os integrantes da Executiva poderão responder pelas atividades da entidade, como se fosse um colegiado, e os associados podem e devem colaborar para o prosseguimento do CETE”, afirma Vera.

A Diretoria Executiva do CETE até 2019 fica assim constituída:
Presidente: Vera Regina Farias Dubois – presidente executiva
Vice-presidente administrativo: Erico Leoti
Vice-presidente de finanças: Luiz Roberto Corrêa
Coordenador de comunicação: Gerson Brisolara
Secretária-executiva: Maria Alice dos Santos Ribeiro

A Executiva estabeleceu seis pilares de atuação que vão centrar as ações do CETE e que foram aprovados em assembleia geral. São eles:
– consolidação institucional do CETE,
– criação dos anais da entidade,
– preservação da memória do carnaval,
E também a manutenção e a realização de três de seus mais emblemáticos eventos:
– curso de tema-enredo,
– exposição de camisetas de escolas de sambas “Varal do Samba”,
– a cerimônia inter-religiosa em comemoração ao Dia Nacional do Samba.

CICLO DE DEBATES DE CARNAVAL

O CETE vai promover um ciclo de debates com os atores envolvidos com a folia porto-alegrense sobre o modelo do nosso carnaval. O evento vai acontecer em quatro sábados consecutivos, nos dias 20 e 27 de maio, e 3 e 10 de junho, sempre às 14 horas, na Assembleia Legislativa.

Estão sendo convidados políticos, empresários, profissionais de imprensa e, claro, carnavalescos de todos os segmentos. Nos próximos dias será divulgada a programação dos painéis.

O ciclo de debates propõe analisar o cenário atual do carnaval da Capital, através de assuntos como os episódios ocorridos em 2017, a relação com a iniciativa privada, a possibilidade da privatização do Complexo Cultural do Porto Seco e a ausência da prefeitura na organização da festa, que poderá se repetir em 2018, sem o repasse financeiro para as escolas nem a disponibilização dos serviços públicos de infraestrutura.

“Será uma avaliação plena, com debate e encaminhamento de ações e sugestões, para que nossa festa maior tenha garantia de continuidade, com qualidade e participação popular como é tradição a aproximadamente sete décadas em nossa cidade”, explica o vice-presidente administrativo do CETE, Erico Leoti.

Mais informações pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.

Fechado para novos comentários.