Acadêmicos do Cubango
Like

Chapa de oposição disputará eleição no Cubango

24 de abril de 2017
634 Vizualizações
0 Comentários
4 minutes read
Chapa de oposição disputará eleição no Cubango

No próximo dia 07 de maio o Acadêmicos do Cubango realizará eleições para a escolha do presidente executivo e conselho deliberativo da escola para o biênio 2017-2019, depois de dezesseis anos elegendo o atual presidente Olivier Luciano, o Pelé, por aclamação. Buscando a renovação administrativa, um grupo de cubanguenses criou a chapa “Resgata Cubango”, capitaneada por Rogério Belisário, principal nome e candidato a presidência. Rogério, de 73 anos, está na agremiação desde 1965, passando por diversas funções na escola, como direção de carnaval, vice-presidente, direção social, entre outras funções. Confiante na vitória, Rogério afirma que a mudança é necessária para a evolução da escola:

– Temos que ter mudanças sérias no Acadêmicos do Cubango. Há dezesseis anos uma pessoa está na presidência e a agremiação não evoluiu. Estamos com o apoio dos moradores e cubanguenses que estão insatisfeitos com esta administração, e vamos trazer os componentes que se afastaram da escola. O atual presidente afastou praticamente todos os diretores e grandes profissionais e infelizmente colocou membros da família, causando insatisfação geral na comunidade. Ninguém consegue gerir uma escola sozinha, com uma quadra fechada para sua comunidade e fazendo o que quer. Precisamos de estruturação financeira, administrativa e cultural, entre outros setores que estão abandonados. Quero, junto com nossos diretores e a comunidade, gerir a escola com transparência e responsabilidade, pois a comunidade da Cubango e nossa escola merecem respeito.

Ao lado de Rogério Belisário está o servidor público e líder comunitário Paulo Cesar Quintanilha, conhecido popularmente como Pool. Ele, que tem 53 anos, chegou aos 15 anos na escola, participando de trabalhos comunitários e acompanhando o fundador Ney Ferreira a construir pouco a pouco a história da Cubango. Assim, conhece todos os sambistas dos morros de São Luiz, Mangueirinha, Abacaxi, Serrão, Cubango, dentre outros da região de Niterói, demonstrando toda a sua afeição e preocupado em atender às necessidades destas comunidades em retornarem a desfilar pela escola:

– Precisamos resgatar um dos seus maiores valores: a presença da comunidade participativa na escola, ajudando, aprendendo, desenvolvendo atividades e apoiando em seu carnaval e nas mais diversas áreas. Nós da chapa “Resgata Cubango” reivindicamos simplesmente o que é nosso, a Cubango de volta para o seu componente. Sou discípulo de Ney Ferreira e nós da chapa dois queremos que a escola seja genuinamente de comunidade e que não fique na dependência de importar componentes de outras agremiações para desfilar. A nossa escola tem que estar de portas abertas para a comunidade da Cubango e seus arredores. E assim estamos percorrendo as comunidades para ouvir todos e valorizar cada componente. Há dezesseis anos não há chapas de oposição, mas desta vez temos uma, e tenho certeza que o verdadeiro cubanguense nos dará a vitória.

O pleito para a escolha do novo presidente executivo será no dia 7 de maio, das 8 às 17 horas, na quadra do Acadêmicos do Cubango, localizada na Rua Noronha Torrezão, 560, em Cubango, Niterói. Como a agremiação não tem quadro de sócios aptos para eleger seu dirigente conforme rege o estatuto da escola, as chapas acordaram que qualquer pessoa munida de documento oficial com foto poderá votar.

Fechado para novos comentários.