Eventos
Like

Portela e Império: debate na Finep

22 de janeiro de 2013
80 Vizualizações
0 Comentários
3 minutes read
Portela e Império: debate na Finep

Rádio Arquibancada transmitirá evento ao vivo

 

O Projeto “Escola de Inovação”, iniciativa da FINEP que relembra os personagens e desfiles inovadores do carnaval, volta com força total para homenagear Portela e Império Serrano, duas das mais tradicionais escolas de samba cariocas. O debate sobre as agremiações acontece no dia 28/01, segunda-feira, a partir de 19 horas, no Espaço Cultural FINEP.  O evento terá transmissão AO VIVO pela Rádio Arquibancada.

Participam do evento o compositor do samba da Portela 2013 Wanderley Monteiro, os escritores Rachel Valença e Luiz Antonio Simas, os pesquisadores Luis Carlos Magalhães e Fábio Pavão, além de Careca do Império, figura lendária da Verde-e-Branco, fundador da primeira escola de samba mirim, o Império do Futuro.

Juntas, as duas agremiações possuem trinta títulos no carnaval. Contabilizam, ainda, baluartes, inovações e grandes momentos na Avenida, mas já são mais de duas décadas e meia sem beliscarem o caneco do Grupo Especial. Qual seria o segredo para tanta vitalidade, apesar do jejum?

Em2013, a Portela homenageia o seu bairro de origem, Madureira. Já o Império Serrano, que está no grupo de Acesso (hoje chamado de Série A), escolheu a cidade de Caxambu como enredo. Ambas contam com a força de torcidas apaixonadas e dizem estarem preparadas para voltar ao topo. Será verdade? Com muito samba e boas histórias, o debate vai atrás dessa resposta.

Criados há quatro anos, os debates gratuitos da série “Escola de Inovação” já trouxeram para a FINEP personalidades como Neguinho da Beija-Flor, Sérgio Cabral, Paulo Barros, Geraldinho Carneiro, Milton Cunha, Elza Soares, Pinah, Fernando Pamplona, Rosa Magalhães, Renato Lage, Dodô da Portela, dentre outros.

 

Seminário Avante, Madureira! Uma ode a Império Serrano e Portela

 

Debatedores: 

Wanderley Monteiro

Rachel Valença

Luiz Antonio Simas

Luis Carlos Magalhães

Fabio Pavão

Careca do Império

 

Mediador: Fábio Fabato

 

Espaço Cultural FINEP –Praia do Flamengo, 200 – Pilotis (Próximo à Estação Largo do Machado, do Metrô)

Data: 28/01 (segunda-feira) – 19 horas

 Entrada Franca (Não há necessidade de inscrição prévia).

Fechado para novos comentários.