Em Cima da Hora com novidades na CF

Coreógrafo Jardel Augusto Lemos contou, em primeira mão, o que o segmento prepara para surpreender o público na sexta-feira de Carnaval

MICHAELL GRILLO

Ao longo da última década, a comissão de frente é um dos quesitos que tem despertado maior interesse por parte de quem assiste aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, seja no Sambódromo ou pela TV. Cientes de que o público espera ver mais do que uma apresentação cênica, as comissões de frente investem, cada vez mais, no espetáculo. E não será diferente com a Em Cima da Hora, agremiação de Cavalcante, Zona Norte do Rio, que após uma década na Intendente Magalhães regressa ao templo maior do Carnaval, a Sapucaí.

Na intenção de saber o que a Em Cima da Hora prepara para abrir oficialmente a maratona de desfiles 2014 no Sambódromo, a Rádio Arquibancada conversou com exclusividade com Jardel Augusto Lemos, coreógrafo da comissão de frente da agremiação. O jovem dançarino compara o seu trabalho a uma flor que desabrocha dia a dia para o sucesso e revela que conta com o total apoio do presidente Heitor Fernandes e do carnavalesco Marco Antônio, que compraram as suas ideias.

– A diretoria, o carnavalesco, de quem partiu o convite para eu vir para a Em Cima da Hora, e a presidência apoiam minhas ideias e me dão liberdade de criação para que eu possa mostrar o meu trabalho, relata Jardel.

Bacharel em dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jardel revelou que a comissão de frente da Em Cima da Hora será inovadora, em uma verdadeira mistura de linguagens artísticas e elementos cênicos.

– Vocês podem esperar muita arte, dança e movimento de nossa comissão. Iremos trabalhar com diversidade de linguagens artísticas, o que sempre é muito bom aos olhos do folião. Muitas coisas vão acontecer desde o Setor1. Anossa coreografia foi estudada e montada em cima do enredo. Fiz uma viagem ao sertão da Bahia, li o livro de Euclides da Cunha (de mesmo nome do título do enredo) e trouxe movimentos típicos para o trabalho, o que, com certeza, trará uma identificação direta para quem estará nos vendo. Serão elementos cênicos que trarão várias surpresas, além de um lindo figurino de responsabilidade do artista Fernando Magalhães – confidencia o coreógrafo.

De acordo com Jardel Augusto Lemos, a comissão irá se apresentar com quatro elementos cênicos, isto é, objetos que irão ganhar vida e ajudar a interpretar o enredo junto com os movimentos de dança.

-Nossos componentes (15 componentes ao total, sendo nove mulheres e seis homens) irão representar bonecas de marionetes e seus ‘apresentadores’. Em relação aos elementos cênicos, o primeiro objeto, utilizado pelos componentes por toda a Avenida, irá representar a rebeldia do povo de Canudos, no Sertão baiano. O segundo elemento, também presente em todos os momentos de exibição do grupo, dará a comissão toda a força e a rigidez que o enredo pede. O terceiro elemento, utilizado somente nas apresentações para os jurados, está diretamente ligado ao significado da comissão de frente dentro do desfile. Já o quarto elemento é mais poético, proporcionando maior interação com o público presente na Sapucaí, revela Jardel Lemos, que garante um espetáculo feito para todos os que estiverem no sambódromo e não apenas nos setores localizados em frente às cabines julgadoras:

– “Aprendi muito bem com a Ghislaine Cavalcanti (atual coreógrafa da comissão de frente da Portela) que uma comissão de frente se apresenta igual e para todos do início ao fim. Estamos preparados para arrepiar quem estiver da primeira à última arquibancada”, destaca o coreógrafo.

Acerca do regulamento da Série A proibir o uso de tripés nos desfiles das agremiações à ela filiada, sobretudo nas comissões de frente, Jardel revela não ter uma posição formada até o momento:

– “Sou contra e a favor ao mesmo tempo”. Se levarmos em conta o fato de as escolas, em muita das vezes, se apropriam do tripé para não mostrarem coreografias, deixando para bailar apenas para o jurado, esquecendo que existem foliões que pagam pelo espetáculo, do início ao fim da passarela, sou a favor da proibição, mas se eu pensar pelo fato de que na elite do Carnaval, os tripés são permitidos, me coloco contra a proibição, pois seria uma maneira de eu ganhar experiência. “Assim, quando eu vier a coreografar alguma comissão de frente do Grupo Especial, eu teria alguma base” – revela, sem titubear, o jovem coreógrafo.

Ciente da árdua missão em abrir o carnaval carioca, Jardel deixa um recado aos componentes da agremiação e pede ao público para não deixar de assistir a primeira Escola de Samba a desfilar no Carnaval 2014.

– O retorno da escola à Sapucaí, assim com esta poesia em forma de samba, traz boas expectativas ao coração de muita gente. Faremos um desfile para marcar mais uma vez a história do carnaval. Por isso é interessante não se atrasar. Gostaria de agradecer à minha equipe, aos meus intérpretes e à toda a direção da escola. Ao carnavalesco que me presenteou com uma ala e um carro coreografados (Além da comissão de frente, Jardel Lemos também será o responsável pela coreografia da alegoria “Guerra de Canudos”, assim como da ala que representa a família dos retirantes). Agradeço também ao Centro Cultural Carioca pelo segundo ano consecutivo de parceria. E, claro, agradeço à comunidade da escola que me recebeu com muito amor e carinho – declara Jardel.

Jardel Augusto Lemos foi o responsável pela comissão de frente da Acadêmicos do Cubango em 2013, além de ter participado, enquanto componente, de comissões em várias escolas, tais como: Rocinha, União da Ilha e Beija-Flor. Em 2014, além de coreografar a comissão da Em Cima da Hora, irá desfilar na comissão da Portela, sob o comando de Gislaine Cavalcanti.

A comissão de frente da agremiação da Zona Norte ensaia todas as quartas-feiras, na Rua Zeferino da Costa, 556, em Cavalcante, a partir das 20h. A Em Cima da Hora será a primeira escola a desfilar na sexta-feira de Carnaval, 28 de fevereiro, pela Série A, com o enredo “Os Sertões”, desenvolvido pelo carnavalesco Marco Antônio.

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada