O Mundo do Samba
Like

Encontro de blocos pré-carnaval no Parque Madureira

20 de janeiro de 2016
179 Vizualizações
0 Comentários
4 minutes read
Encontro de blocos pré-carnaval no Parque Madureira

ZonnaB_LigaRioAfroTomando como ponto de partida o reordenamento do Carnaval de Rua das áreas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, os maiores blocos dessas duas regiões se reuniram, há dois anos, para a criação do Z.O.N.N.A B (Zonas Oeste e Norte de Núcleo de Blocos), uma associação sem fins partidários, que tem como meta desenhar e executar propostas para a melhoria da folia carnavalesca nesse território do espaço urbano carioca. No dia 23 de janeiro, essa frente se une aos blocos da Liga Rio Afro e aterrissa na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira, para promover uma grande festa regada a uma tradicional feijoada, já um marco do encontro. Com promoção da TV Globo, o evento, com entrada gratuita, vai celebrar os 100 anos de samba com tema bem-humorado batizado “Xô crise!”. A Globeleza Erika Moura aterrissará pela segunda vez em Madureira, berço do samba. Milton Cunha, carnavalesco, cenógrafo e comentarista de Carnaval, apresentará a festa com sua alegria e humor contagiantes.

_ Além de uma celebração, esse grande encontro de blocos, hoje o maior evento desta natureza no Rio, também se propõe à discussão e à elaboração de novas medidas junto aos órgãos governamentais para a reorganização da festa, bem como procura reavaliar com as empresas patrocinadoras do Carnaval de rua o tratamento dispensado às agremiações que se encontram fora do eixo Centro-Zona Sul. É uma frente solidária que caminha ao lado das outras ligas de blocos do Rio _ destaca Vagner Fernandes, presidente do Timoneiros da Viola e idealizador do Z.O.N.N.A B.

Além do Timoneiros, cinco outros grandes blocos das duas regiões mais populosas do Rio já aderiram ao Z.O.N.N.A B e participarão do agito. Entre eles Meu Amor, Eu Vou Ali (de Vila Valqueire), Banda do Pechincha, Banguçando o Coreto (Bangu), Bigode Esticado (Méier) e Mulheres de Zeca (Irajá). Da Liga Rio Afro estarão na festa o Agbara Dudu, Afoxé Filhos da Paz, Filhos de Gandhi, Lemi Aiyó, Imalê Ifé, Oju Obá Axé, Olodumaré dos Palmares, Orunmila, Afoxé Raízes Africanas, Afoxé Yê Zambi Ayê e Zimbauê.

Pastora da Velha Guarda da Portela e ilustre personagem do mundo do samba, Tia Surica assina o cardápio, uma atração à parte já conhecida pelo grande público. Na pauta de atrações, além dos blocos, a própria Surica, que dará canjas especialíssimas ao lado do Timoneiros da Viola, o antológico grupo Exporta Samba (banda base do Timoneiros) e o cantor Rixxa, aclamado por sua poderosa voz de tenor. O intérprete é a voz oficial do Timoneiros da Viola e vai relembrar clássicos sambas da Portela e de outras consagradas agremiações do Rio. Ainda em seu relicário musical, Pixinguinha, João da Baiana, Noel, Synval, Ismael, Bide, Marçal, Manacéa, Monarco, Geraldo Pereira, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, claro, e muitos outros.

SERVIÇO
O que: Encontro de blocos Pré-Carnaval ( ZONNA B e LIGA RIO AFRO)
Quando: 23 de janeiro (Sábado)
Onde: Arena Carioca Fernando Torres | Rua Bernardino de Andrade, 200, Parque Madureira
Hora: a partir das 16h
Quanto: ENTRADA GRATUITA
p.s: A feijoada será servida entre 16h e 20h e custará R$ 15.

Fechado para novos comentários.