Eventos
Like

Exposição e roda de conversa celebram Fernando Pinto e os 50 anos da tropicália

27 de novembro de 2017
39 Vizualizações
0 Comentários
2 minutes read
Exposição e roda de conversa celebram Fernando Pinto e os 50 anos da tropicália

Neste dia 29 (quarta-feira) faz exatos trinta anos que o carnavalesco Fernando Pinto nos deixou num trágico acidente de carro. Nos carnavais que assinou na Mocidade Independente, Império Serrano e Mangueira, ele se tornou um dos maiores artistas de nossa festa. Seu legado merece ser lembrado e celebrado, tendo em mente ainda os 50 anos do movimento tropicalista, do qual o carnavalesco teve grande afinidade.

O primeiro evento do portal Carnavalize, em parceria com o Dia de Glória, celebra as grandes criações de Fernando Pinto na rota das comemoração aos 50 anos de Tropicália. Reunindo uma roda de conversa, mediada por Leonardo Antan e com participação de ilustres convidados como Fábio Fabato, Rachel Valença, Bárbara Pereira e Jorge Silveira, além de uma mini-exposição com fotos, documentos, desfiles e homenagem ao artista e sua proximidade com o movimento tropicalista e a cena cultural marginal dos anos 1970 e 80, do qual ele participou ativamente. Após a conversa, o espaço ficará aberto com serviço de bar e samba-enredo, numa grande celebração ao artista.

Exaltar um nome tão importante para o carnaval é celebrar a história e importância cultural e artística da nossa maior festa. É uma forma de resistência aos apagamentos culturais e artísticos que as escolas de samba vêm sofrendo nos últimos tempos.

Idealização: Leonardo Antan

Convidados: Fábio Fabato, Bárbara Pereira, Rachel Valença, Gabriel Haddad e Jorge Silveira

Grupo 7 de Curadoria: Alice da Palma, Aline Marins, Ana Elisa Lidizia, Bia Petrus, Bia Salomão, Jac Melo, Leonardo Antan
_________

SERVIÇO:
Carnavalize + Dia de Glória celebram “Fernando Pinto Maravilha, um ziriguidum tropicalista”
Roda de conversa + exposição + celebração
Local: Rua da Glória, 18 – Casa de Estudos Urbanos
Horário: das 18h30 às 22h00
Entrada gratuita

Fechado para novos comentários.