Eventos
Like

Guia de feijoadas será lançado na quinta

23 de janeiro de 2013
196 Vizualizações
0 Comentários
2 minutes read
Guia de feijoadas será lançado na quinta


Prato número um dos brasileiros, a feijoada ganhou um livro só para ela. Com um diferencial: trata-se de um guia, uma espécie de “mapa da mina” que revela segredos e sabores das concorridas feijoadas servidas nas quadras das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A publicação, que será lançada nesta quinta (24), às 19h, na Livaria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417, Leblon) pela Réptil Editora, mostra que as feijoadas nas quadras ocupam, hoje, um lugar especial no calendário da cidade. Nos textos de Augusto Carazza, Fabio Fabato e Helena Theodoro, o leitor encontrará histórias, receitas e fotos de muitos personagens importantes que estão por trás desta deliciosa tradição.

As fotografias de Alexandre Sant’Anna são um capítulo à parte. Nas quadras do Salgueiro, Mangueira, Império Serrano, Portela, entre muitas outras escolas, foram registrados detalhes maravilhosos. Há imagens da comida sendo servida, da couve cortadinha, da dedicação das baianas no fogão, das quadras lotadas, da batucada e da ginga das cabrochas.

“O livro traça um panorama da cultura do samba no Rio de Janeiro, com foco no papel social da feijoada. É um guia completo que mostra os bastidores das feijoadas promovidas pelas escolas do grupo A e que dá o caminho das pedras para o leitor encontrar esses tesouros da gastronomia”, explica a editora Luiza Figueira de Mello.

Além de apresentar as grandes craques do fogão, como Vicentina, da Portela; Tia Zica, da Mangueira; e Tia Surica, entre tantas outras, a publicação reúne todas as informações possíveis sobre cada feijoada (endereço completo, dias que acontecem, horários, atrações musicais e telefones para contato).

Fechado para novos comentários.