O Mundo do Samba
1

Leci Brandão agita a Feira das Yabás no Dia das Mães

10 de maio de 2017
637 Vizualizações
0 Comentários
5 minutes read
Leci Brandão agita a Feira das Yabás no Dia das Mães

Depois de quatro meses parada, e completando seus nove anos de existência no mês maio, a Feira das Yabás retorna as suas atividades neste domingo(14), com show da cantora Leci Brandão, em homenagem ao Dia das Mães. O evento acontece na Praça Paulo da Portela s/n, em Oswaldo Cruz, a partir das 13h. A festa começa cedo com a roda de samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz. A Feira das Yabás é o maior evento a céu aberto do Rio de Janeiro e é de graça.

A Feira das Yabás, tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e realização da Merecita Produções. A Feira já teve a presença de grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Almir Guineto, Jongo da Serrinha, Guinga, Monarco entre outros.

Sobre o show de Leci Brandão.
O público pode esperar clássicos como Papai Vadiou, As coisas que mamãe me ensinou, Santas Almas Benditas e Fundo de Quintal e apresentar seu novo CD, “Simples Assim” que conta com algumas faixas inéditas e composições de autores como de Nilson Chaves, Joãozinho Gomes, Zé Maurício, Carlos Caetano, Pedrinho Sem Braço e Luiz Claudio Picolé.

Além de uma boa música, o público ainda pode aproveitar para experimentar a culinária típica dos subúrbios cariocas e pratos de origem africana nas 16 barracas que participam do evento sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: uma grande cozinha a céu aberto. Entre as muitas opções estão o mocotó e o aipim com carne secada Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe. A barraqueira Romana vai de carré com couve à mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para Feira, e Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada, a carne com aipim e o bolinho da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos.

Sobre a Feira das Yabás:

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Serviço:

Feira das Yabás – Gastronomia e Roda de Samba
Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe a cantora Leci Brandão
Quando: Domingo, 14 de Maio de 2017.
Aniversário de 9 anos.
Hora: a partir das 13h.
Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro.
Evento gratuito
Classificação: Livre
Mais informações: 21- 97042-3110

Fechado para novos comentários.