Lierj apresenta CD da Série A 2016

ANDERSON BALTAR

audiçãocdlierj2016Em sessão fechada a dirigentes das escolas e imprensa, a Lierj apresentou, nessa terça-feira (29), no Estúdio Visom, em São Conrado, o CD  e o DVD dos sambas-enredos da Série A para o Carnaval 2016, que chegará às lojas na primeira quinzena de novembro, mais uma vez pela gravadora Som Livre. Produzido por Ivo Meirelles, o produto apresenta novidades em relação às gravações tradicionais. A principal é a ausência de alusivos ou sambas-exaltação e a presença dos gritos de guerra dos intérpretes na virada da primeira para a segunda passada do samba. De acordo com o produtor, a intenção foi passar o clima das quadras para as faixas. Ivo também destacou que teve a intenção de trabalhar bastante as timbragens características das baterias das escolas, aproximando o ouvinte da realidade que acontecerá na avenida. “Este é um disco para ser ouvido depois do carnaval, porque, certamente, o fã de samba-enredo se sentirá seduzido”, afirma o produtor. O CD também conta com duas participações especiais: as cantoras Elba Ramalho e Gaby Moura participam, respectivamente, das faixas da União do Parque Curicica e Acadêmicos de Santa Cruz.

Segundo o presidente da Lierj, Déo Pessoa, o resultado da gravação foi bastante satisfatório e a expectativa é de uma ótima vendagem – a exemplo do carnaval passado, quando o CD foi contemplado com o disco de ouro por ter vendido 40 mil cópias.  Porém, ao contrário do inicialmente programado, o DVD não será comercializado e seus clipes serão exibidos para o grande público no YouTube. “O DVD é um produto que estamos fazendo para divulgar mais nas escolas e no mundo do samba. Ele será distribuído diretamente para as escolas, para as pessoas mais próximas de nosso carnaval”, explica. Apesar do cronograma de finais ter sido antecipado, a comercialização do CD se dará na mesma época dos anos anteriores. De acordo com o presidente da Lierj, isso se deveu ao fluxo de trabalho decorrente da gravação do DVD, que requer mais tempo de pós produção.

Déo também falou sobre a perspectiva de obter mais verbas da prefeitura para o Carnaval 2016. Após o anúncio de que as escolas do Grupo Especial teriam sua subvenção dobrada, a Lierj entrou em contato com o poder público para obter um reajuste. “Estamos em contato com a prefeitura e aguardamos uma resposta positiva”, conta. A venda de ingressos para o desfile começará em novembro, com a venda das frisas, que sofrerão um leve aumento no preço – os valores serão divulgados nos próximos dias. O horário de início do desfile está acertado para 21h45, mas ainda não há um acerto de como será a transmissão da TV Globo. “Estamos otimistas de que conseguiremos que, na pior das hipóteses, a TV entre no ar ao vivo a partir da segunda escola”, torce o presidente.

Confira as entrevistas exclusivas:

Déo Pessoa (presidente da Lierj)

Ivo Meirelles (produtor do CD da Série A)

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada