Mangueira
Like

Mangueira abre inscrições para 34 cursos gratuitos

3 de julho de 2013
157 Vizualizações
0 Comentários
5 minutes read
Mangueira abre inscrições para 34 cursos gratuitos

Em parceria com a FAETEC, Verde e Rosa vai oferecer qualificação em sua quadra, na Vila Olímpica e em centro profissionalizante. Inscrições vão até o dia 12 de julho e devem ser feitas pela internet

 

A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira está com inscrições abertas, até o dia 12 de julho, para 34 cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa é resultado de uma parceria com a FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) e vai oferecer 3500 vagas para formação em áreas como informática, turismo, hotelaria, idiomas, moda e estética. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite, em três locais: na quadra da Verde e Rosa, na Vila Olímpica e no Cetep Mangueira (Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante Mangueira).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.faetec.rj.gov.br . A idade mínima para se candidatar a uma vaga é de 15 anos. Os documentos necessários para inscrição são os seguintes: identidade, CPF (do próprio candidato), certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Para a matrícula, o candidato deverá levar ainda comprovante de certificação (somente para cursos de nível avançado), xerox da identidade ou CPF e uma foto 3×4 recente.

Os candidatos serão escolhidos por sorteio, a ser realizado também em 12 de julho, após o encerramento das inscrições. Os contemplados deverão se matricular entre 15 e 22 de julho, indo pessoalmente ao endereço do Cetep Mangueira, na Rua Visconde de Niterói, 1364 (antiga fábrica da Kibon). As aulas começam no dia 5 de agosto.

Entre os cursos oferecidos estão os de camareira para meios de hospedagem, costureiro, bordado e customização, confeiteiro, panificação, salgadeiro, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure, agente de informações turísticas, inglês e espanhol para serviço turístico, informática (em cinco níveis), programador web, Java, redes, montador e reparador de computadores, operador de editoração eletrônica, assistente administrativo, auxiliar de recursos humanos, encanador instalador predial, eletricista instalador predial de baixa tensão, pintor de imóveis, italiano, francês, inglês e espanhol. Confira no fim do texto a relação completa de cursos.

Quadra volta a abrigar cursos de formação – A Mangueira foi a pioneira entre as escolas de samba a oferecer cursos de qualificação profissional em sua quadra de ensaios, prática interrompida em 2006. Com a eleição da nova diretoria, em abril deste ano, o presidente Chiquinho da Mangueira colocou como uma das prioridades a retomada dos projetos sociais e profissionais da agremiação em sua própria quadra, assim como a ampliação das atividades na Vila Olímpica e no Cetep Mangueira.

“O programa social da Estação Primeira de Mangueira, na Vila Olímpica, é um exemplo de cidadania e agora estende seus projetos para a quadra, criando um centro de referência profissional”, afirmou Chiquinho da Mangueira. “Queremos proporcionar oportunidades de crescimento humano e profissional para os moradores da região. Nossos projetos têm como objetivo gerar inclusão no mercado de trabalho e, principalmente, o resgate da auto-estima e da cidadania. Além da importância cultural, uma escola de samba tem um indiscutível papel social”, acrescentou o presidente da Verde e Rosa.

 

RELAÇÃO COMPLETA DOS CURSOS OFERECIDOS PELA MANGUEIRA

 

Na quadra

Cabeleireiro

Manicure e pedicure

Maquiador

Bordado e customização

 

No Cetep (Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante)

Idiomas (Inglês, Espanhol, Francês e Italiano)

Inglês para serviço turístico

Espanhol para serviço turístico

Assistente Administrativo

Agente de Informações Turísticas

Camareira em Meios de Hospedagem

Confeiteiro

Panificação

Salgadeiro

Almoxarifado

Recursos Humanos

Departamento Pessoal

Informática I, II, III e IV

Montador e Reparador de Computadores

Análise de Dados com Excel

Auxiliar em Administração em Redes

Operador de Editoração Eletrônica

Programador Web

Java

 

Na Vila Olímpica

Eletricista instalador predial de baixa tensão

Encanador instalador predial

NR10 normas regulamentadoras

Pintor de imóveis

Fechado para novos comentários.