Mangueira
Like

Mangueira: inscrição de sambas até 5 de julho

28 de junho de 2013
109 Vizualizações
0 Comentários
3 minutes read
Mangueira: inscrição de sambas até 5 de julho

A Estação Primeira de Mangueira entregou a sinopse do enredo de 2014 na noite desta quinta-feira (27).  Escrito a quatro mãos pelo jornalista Osvaldo Martins e pela carnavalesca Rosa Magalhães, o enredo “A festança brasileira cai no samba da Mangueira” celebrará na Sapucaí grandes festas realizadas em diversas regiões do país e o espírito irreverente do povo brasileiro. Festividades de origem cultural, folclórica, religiosa e até pela diversidade sexual farão parte do desfile.

Logo na abertura, a Verde e Rosa retratará uma festa inusitada: a que a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez junto com os índios, relatada por Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de caravelas do descobridor português. Entre as festanças retratadas no enredo estão o congado, o dia de Iemanjá, a ‘Festa da Uva’, as festas juninas, o bumba-meu-boi do Nordeste e o boi-bumbá de Parintins, a Parada Gay, o réveillon e o Carnaval. Na última parte, serão homenageados “sambistas imortais”.

“Este é um enredo com a cara da Mangueira. Que Deus ilumine os compositores para que tenhamos um grande samba”, convocou o presidente Chiquinho da Mangueira. Rosa Magalhães fez coro. “Espero que os compositores façam um samba lindíssimo, que seja o melhor do ano, se Deus quiser”, falou a carnavalesca. “Dizem que a arquibancada é fria, não participa, mas não se consegue isso se a música não cativar o público, se não tiver gente cantando, dançando e feliz”, analisou.

Cronograma e regras – A disputa de sambas-enredo na Mangueira também está aberta a compositores de fora da agremiação. As parcerias devem ter no mínimo dois e, no máximo, seis autores. A inscrição deve ser feita durante a semana, de 18h às 21h, até o dia 5 de julho, na Vila Olímpica da Mangueira (rua Santos Melo, 73, no Rocha). Cada integrante da parceria deve pagar R$ 100 e, caso seja da ala de compositores da Mangueira, R$ 80.

As composições devem ser entregues até o dia 6 de agosto, com cinco cópias em CD e trinta com a letra impressa. A disputa começa no dia 10 de agosto, data em que a Estação Primeira de Mangueira reabre sua quadra, após reforma e modernização. A final está marcada para 12 de outubro.

Fechado para novos comentários.