Mangueira
Like

Mesa de debates e lançamento de livro encerram exposição de Leandro Viera

16 de agosto de 2017
1286 Vizualizações
0 Comentários
3 minutes read
Mesa de debates e lançamento de livro encerram exposição de Leandro Viera

Pra fechar com “chave de ouro” a Exposição Bastidores da Criação – Arte Aplicada ao Carnaval, o carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, Leandro Vieira organizará, no sábado (19), uma mesa de debates no Paço Imperial, local onde a mostra esteve disponível para visitação por quase três meses.

Para celebrar este momento tão especial do trabalho do carnavalesco, a mesa contará com as presenças especialíssimas dos palestrantes Felipe Ferreira, Flavia Oliveira e Hermano Queiroz, contando ainda com a luxuosa mediação do jornalista Leonardo Bruno. O “timaço de craques” participará do debate intitulado “ESCOLAS DE SAMBA – ARTE, CULTURA, ECONOMIA E PATRIMÔNIO” tendo por objetivo ampliar a discussão sobre o papel das Escolas de Samba na sociedade atual, além de celebrar a pertinência cultural, artística, e econômica das agremiações e dos festejos carnavalescos para a cidade do Rio! O evento é gratuito e aberto ao público!

Lançamento do livro “Arte e Patrimônio no Carnaval da Mangueira”

Durante a mesa de debates, será lançado o livro organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, que documenta todo o processo criativo do carnavalesco Leandro Vieira para o enredo “Só com a ajuda do santo”, e para o desfile da Mangueira de 2017. Intitulado “Arte e Patrimônio no carnaval da Mangueira”, a publicação, organizada por Maria Rosa Corrêa com textos do carnavalesco Leandro Vieira, do professor Felipe Ferreira e da pesquisadora Denise Barreto, apresenta ao longo de suas 120 páginas, o amplo processo criativo do artista e os bastidores da produção carnavalesca do segundo carnaval desenvolvido por Leandro para a Verde e Rosa. Correlacionando bens imateriais tombados pelo IPHAN com o trabalho de pesquisa e arte do carnavalesco, o livro, que tem o projeto gráfico do Vitor Corrêa, apresenta amplo registro visual, reunindo figurinos, croquis e fotografias do barracão.

SERVIÇO:

Mesa de debates “ESCOLAS DE SAMBA – ARTE, CULTURA, ECONOMIA E PATRIMÔNIO”

LOCAL: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

DATA: 19 DE AGOSTO

HORÁRIO: 16 HORAS.

ENTRADA FRANCA

Fechado para novos comentários.