Posted On

16
novembro
2015

Museu do Samba lança pacote turístico

Fachada Museu do Samba foto Diego MendesO Museu do Samba está lançando um pacote turístico especialmente criado para grupos de brasileiros e estrangeiros que desejem visitar a instituição. Batizado de “Vivência do Samba”, o novo produto inclui quatro atividades: visita às exposições permanentes; workshop de samba no pé; prova de fantasias de escolas de samba e uma tradicional feijoada, item gastronômico tradicional das agremiações cariocas.

“O samba é um gênero vivo, dinâmico e em constante evolução. Por isso o Museu criou uma programação em que o visitante conhece a história do samba e também vivencia seu ritmo, sua gastronomia e interage com sambistas que brilham nas grandes escolas do carnaval do Rio de Janeiro”, explica Nilcemar Nogueira, diretora do Museu e neta de Cartola e de Dona Zica da Mangueira.

O espaço já firmou contrato com uma agência de viagens e negocia parceria com uma rede de hotelaria. “Normalmente em janeiro e fevereiro, devido à temporada pré-carnavalesca, o público de turistas tende a aumentar. No entanto, desde a Copa do Mundo de 2014, identificamos um nicho para criação deste tipo de pacote, pois a visitação turística se tornou mais regular e tende a permanecer assim com a proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, conta a gerente de desenvolvimento institucional do Museu do Samba, Joana Gomes Pereira.

O pacote “Vivência do Samba” começa com uma visita, guiada por pesquisadores do Museu, às exposições “Samba, patrimônio cultural do Brasil” e “Simplesmente Cartola”. No workshop “Caindo no Samba”, o visitante aprende os passos do samba e a tocar os principais instrumentos de uma bateria, tendo como instrutores experientes passistas e ritmistas oriundos de escolas tradicionais como Mangueira, Portela e Salgueiro.

Durante a programação, os turistas veem de perto algumas fantasias que já desfilaram no Sambódromo do Rio de Janeiro em carnavais recentes e podem ainda fazer fotos vestidos como foliões. Na etapa final do pacote, é servida uma feijoada preparada por Tia Nelcy, atual presidente da ala das baianas da Mangueira e neta de Dona Neuma, uma das maiores personalidades da história da Verde e Rosa. Outras informações sobre o pacote “Vivência do Samba” podem ser obtidas pelo e-mail contato@museudosamba.org.br .

Sobre o Museu do Samba – O Museu do Samba surgiu a partir do Centro Cultural Cartola, fundado em 2001 por Nilcemar Nogueira, neta do compositor. Inicialmente debruçado sobre a memória do sambista e sua obra antológica, o Centro Cultural Cartola foi se tornando referência em pesquisa, preservação de memória, guarda e mostra de acervos, além de atividades culturais e musicais focadas no samba carioca. Em 2007, pesquisa conduzida pela centro cultural serviu como base para o reconhecimento, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do samba carioca como Patrimônio Cultural do Brasil.

Após consultoria patrocinada pela Fundação Ford, ao longo de 2015, a instituição passou a se chamar Museu do Samba, consolidando assim um perfil que já vinha desenvolvendo na prática. Entre as atividades institucionais do Museu estão exposições fixas, temporárias e itinerantes, projetos com as redes pública e particular de ensino, rodas de samba de terreiro e partido alto, eventos gastronômicos, guarda de acervos pessoais e coleta de depoimentos audiovisuais de personalidades ligadas à produção artística e cultural do gênero e das escolas do samba.

“O novo conceito de museu vai além da guarda e mostra de acervos. É baseado na interação e na vivência de experiências culturais, além do aprendizado histórico. Assim surgiu o Museu do Samba, da própria história depositada e vivida aqui pelos sambistas desde 2001”, explica Nilcemar Nogueira, diretora do Museu do Samba.

Museu do Samba
Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3234 5777
E-mail: contato@museudosamba.org.br
www.museudosamba.org.br

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada