Grupo Especial
Like

Projeto de lei que cria Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz será apresentado nesta quinta-feira, na Câmara Municipal

6 de junho de 2017
232 Vizualizações
0 Comentários
3 minutes read
Projeto de lei que cria Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz será apresentado nesta quinta-feira, na Câmara Municipal

A Câmara Municipal do Rio realizará nesta quinta-feira (08), às 18h, uma reunião histórica para o samba, o Carnaval e a Portela. Na ocasião, será apresentado o projeto de lei 2069/16, que cria o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz – Área de Especial Interesse Cultural (AEIC), identificando e preservando importantes endereços ligados à memória portelense.

Para esclarecer detalhes sobre a proposta haverá um debate com a participação do vereador Reimont (autor do projeto de lei), da secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, dos presidentes executivo e de honra da Portela, Luis Carlos Magalhães e Monarco, além de Fábio Pavão, presidente do Conselho Deliberativo da agremiação.

A iniciativa prevê o mapeamento de ruas e casas com importância afetiva e cultural para a história da Portela. Além disso, a área do Perímetro Cultural ganharia o status de polo turístico, movimentando a região com diversas atividades. “Esse é um sonho antigo que agora começa a se materializar”, afirma o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues. “As escolas de samba preservam grande parte de sua trajetória pela história oral, por isso esta é uma maneira de reconhecer de forma oficial a importância da cultura negra para aquela região da cidade e para todo o povo carioca”, completa Rogério.

Um dos endereços que constam no projeto é o que fica na Rua Carolina Machado, 950, local onde viveu e morreu o compositor Paulo da Portela. Outro ponto incluído está na Rua Joaquim Teixeira, 157, onde nasceu o bloco carnavalesco Baianinhas de Osvaldo Cruz. A quadra da agremiação, na Rua Clara Nunes, 81, também foi contemplada.

Após o debate, o evento, que é aberto ao público e tem entrada franca, vai homenagear com a entrega de moções representantes e descendentes dos antigos moradores de Oswaldo Cruz ligados ao universo portelense.

Serviço:
Apresentação do projeto de lei que cria o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz
Quinta-feira, dia 8 de junho, às 18h
Câmara Municipal do Rio – Palácio Pedro Ernesto – Cinelândia
Entrada franca

Clique e conheça mais sobre o projeto de lei
http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro1316.nsf/13df1141087cf5230325775900523a40/4d0b792e6774bef483257f01004ffd50?OpenDocument

Fechado para novos comentários.