Carnaval de rua
2

Riotur divulga lista de desfiles dos blocos de rua do Carnaval Rio 2018

15 de janeiro de 2018
6565 Vizualizações
0 Comentários
6 minutes read
Riotur divulga lista de desfiles dos blocos de rua do Carnaval Rio 2018

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PLANILHA OFICIAL DE BLOCOS DE RUA

O Projeto Carnaval Rio 2018, promovido pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, leva animação e alegria por todo o Rio de Janeiro, com um público estimado 6,5 milhões de foliões, sendo cerca de 1,5 milhão de turistas. A iniciativa engloba eventos como os tradicionais blocos de rua, a Arena Carnaval Rio, os desfiles das agremiações na Marquês de Sapucaí, apresentações dos grupos de acesso na Estrada Intendente Magalhães, palcos dos bailes populares por toda a cidade, blocos de enredo e de embalo e concursos. Um dos seus principais ícones, os blocos de rua desfilam por todas as regiões do Rio. Em constante atualização, hoje a lista conta com 473 blocos e
596 desfiles, que acontecem de janeiro até 18 de fevereiro. Megablocos estão concentrados na região do Centro e Aterro do Flamengo e os que desfilavam na praia do Pepê, na Barra da Tijuca, foram realocados para oferecer melhor estrutura aos foliões.

Do total de 473 blocos autorizados, 104 ficam no Centro da Cidade, 128 na Zona Sul, 40 na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, 49 na Grande Tijuca, 105 na Zona Norte e 47 na Zona Oeste.

No ano de seu centenário, o Cordão da Bola Preta segue desfilando no sábado de carnaval, 10/2, pela Avenida Antônio Carlos, onde o Bloco da Preta desfila no dia 4/2 e o Bloco das Poderosas em
17/2. O Aterro recebe o Chora me Liga no dia 4/2, a Orquestra Voadora no dia 13/2 e o Monobloco no dia 18/2, fazendo sua tradicional festa de encerramento do carnaval carioca. Primeiro Amor e Vira-lata animam São Conrado no dia 27/1 e o Suvaco do Cristo faz seu tradicional cortejo, no dia
4/2, pelas ruas do bairro do Jardim Botânico. O samba pede passagem e toma a Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, com o desfile dos Timoneiros da Viola, no dia 4/2. O carnaval também atravessa a Baía e aporta na Ilha de Paquetá, onde o Pérola da Guanabara desfila no dia 3/2.

“O carnaval é a nossa maior manifestação cultural e tem a cara da cidade. Teremos desfiles em todas as regiões do Rio, dos pequenos aos megablocos, com públicos estimados que variam de 100 a 1,5 milhão de foliões. Estamos preparados, trabalhando integrados com órgãos públicos, cuidando para que a cidade ofereça aos cariocas e turistas uma festa grandiosa, com segurança, conforto e, claro, muita diversão!”, acrescenta Marcelo Alves, presidente da Riotur.

A estrutura montada para atender ao público presente nos desfiles conta com 32.500 posições de banheiros, além de investimento na infraestrutura, ordenamento, segurança e limpeza em conjunto com os órgãos públicos. O cercamento para preservação de canteiros e monumentos estará instalado até o dia 20/1, no período do pré-carnaval, que conta com 14 desfiles já neste final de semana. A operação engloba 16 mil metros de cercamento nos pontos com maior concentração de desfiles de blocos: orlas de Ipanema, Leblon e São Conrado; Praça Santos Dumont (Gávea) e no Centro (entre a Praça Expedicionário e a Candelária).

Arena Blocos na Barra

Novo atrativo para os foliões, a Arena Carnaval Rio, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, receberá shows de samba e pagode em um palco fixo, apresentações em trios elétricos e djs, além dos desfiles de 10 blocos ao longo de cinco dias de festa. Pensada para ser uma nova área de entretenimento da cidade, a Arena terá entrada gratuita e capacidade para 100 mil pessoas por dia, com acesso controlado por catracas eletrônicas que farão a contagem do público. A Riotur estima receber de 20 a 40 mil pessoas por dia no espaço. A ideia da Arena surgiu a partir do interesse de oferecer um novo atrativo na região da zona oeste carioca, que dispõe de opções de modais que a conectam com toda a cidade, especialmente com as linhas do BRT, levando entretenimento à Barra da Tijuca e dando novo uso à área do Parque dos Atletas, que já recebeu grandes eventos musicais anteriormente, comprovando seu potencial operacional e turístico.

Confira abaixo a programação da Arena Carnaval Rio*:

Sábado, 10 de fevereiro
9 às 11h – Carrossel de Emoções
11 às 12h – Escola de Samba
12 às 14h – Giro do Arar

Domingo, 11 de fevereiro
9 às 11h – Lexa
11 às 12h – Escola de Samba
12 às 14h – Bola Preta

Segunda-feira, 12 de fevereiro
9 às 11h – Primeiro Amor
11 às 12h – Escola de Samba
12 às 14h – Chora Me Liga

Terça-feira, 13 de fevereiro
9 às 11h – Empolga às 9
11 às 12h – Escola de Samba
12 às 14h – Bangalafumenga

Quarta-feira, 14 de fevereiro
9 às 11h – Sargento Pimenta
11 às 12h – Escola de Samba
12 às 14h – Atração Surpresa

Fechado para novos comentários.