Eventos
Like

Seminário reunirá porta-bandeiras

20 de maio de 2015
234 Vizualizações
0 Comentários
3 minutes read
Seminário reunirá porta-bandeiras

Denadir São Clemente FOTO DIEGO MENDESGuardiães do símbolo maior de uma escola de samba, as porta-bandeiras serão as estrelas do seminário “Samba carioca: memória, patrimônio e identidade”, que o Museu do Samba do Centro Cultural Cartola realiza na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, a partir de 15h. O seminário terá uma mesa de abertura, intitulada “Samba, patrimônio cultural”, e uma mesa redonda com as porta-bandeiras. Gratuito e aberto ao público, o evento faz parte da 13ª Semana de Museus, organizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), instituição ligada ao Ministério da Cultura. Haverá emissão de certificado para os participantes e as inscrições já podem ser feitas pelo e-mail cartola@cartola.org.br . O Museu do Samba fica na Rua Visconde de Niterói,1296. O telefone para informações é (21) 32345777 .

“Samba, patrimônio cultural” é o tema da mesa de abertura, que terá como palestrantes Nilcemar Nogueira, doutora em Psicologia Social pela UERJ e diretora executiva do Museu do Samba, Mônica Sacramento, doutora em Educação pela UFF e pesquisadora do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira (UFF), e Luis Carlos Magalhães, diretor executivo do departamento Cultural da Portela. Em pauta, o panorama atual, as iniciativas e desafios em prol da valorização do samba carioca, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil em 2007, a partir de pesquisa coordenada por Nilcemar Nogueira.

Com mediação de Rachel Valença, pesquisadora e vice-presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a mesa redonda com as porta-bandeiras terá como tema “As guardiães do pavilhão e da dança nobre do samba”. Estão confirmadas as seguintes porta-bandeiras: Camyla Nascimento (Portela), Dandara Ventapane (Vila Isabel), Denadir (São Clemente), Giovanna Justo (Unidos do Viradouro), Lucinha Nobre (Mocidade), Roberta Freitas (Estácio), Rute Alves (Unidos da Tijuca), Shayene Santos (União da Ilha), Squel Jorgea (Mangueira) e Verônica Lima (Grande Rio).
SERVIÇO
Seminário “Samba carioca: memória, patrimônio e identidade”
Local: Museu do Samba/Centro Cultural Cartola
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira
Data: sexta, 22 de maio
Horário: 15h
Grátis (com emissão de certificado)
Inscrições: cartola@cartola.org.br
Tel: (21) (21) 32345777

Fechado para novos comentários.