Beija-Flor
Like

Sumérios e espanhóis em alas coreografadas da Beija-Flor

30 de janeiro de 2014
203 Vizualizações
0 Comentários
3 minutes read
Sumérios e espanhóis em alas coreografadas da Beija-Flor

De acordo com historiadores, os sumérios, que viveram na Mesopotâmia – região entre os rios Tigres e Eufrates, onde atualmente fica o Iraque – até o segundo milênio antes de Cristo, foram excelentes arquitetos – com destaque para a construção de zigurates (criações em formato de pirâmide), incluindo a Torre de Babel – e os criadores da escrita cuneiforme, desenvolvida em placas de argila. Apesar de difícil, por conta de seus mais de 2 mil sinais, a escrita se popularizou entre os babilônicos e graças a ela muito sabemos hoje sobre este período. Assim sendo, estes povos estarão no início do desfile da Beija-Flor, que neste carnaval levará a história da comunicação pra Avenida.

Há 26 anos na escola, a bailarina Valéria Brito, do estúdio de dança que leva seu nome, revela que os sumérios estarão representados na ala de abertura do desfile, com 80 componentes, entre a comissão de frente e o abre-alas:  “Alguns são bailarinos, outros não, mas todos moramem Nilópolis. Juntoa eles, criei três coreografias, das quais duas apresento nos ensaios, na quadra; a terceira é surpresa”, informa ela, que só se ausentou da Sapucaí por um ano e foi destaque da comissão de frente no carnaval passado.

Como, de certa forma, “ajudará a ditar a harmonia e evolução da agremiação”, a ala, ainda segundo Valéria, “entrará no sambódromo cantando e dançando com muita energia, uma exigência de mestre Laíla”. Sem uma característica única que possa defini-la, terá movimentos de jazz, afros, folclóricos e samba, a fim de impressionar o público tal qual ocorreu em 1989 (‘Do lixo ao luxo – Ratos e urubus, larguem minha fantasia’): “Este trabalho me marcou muito, foi emocionante. Nossa ala era metade luxo, metade lixo”.

A outra ala coreografada da escola está no comando de Alessandra de Oliveira, irmã de Fran Sérgio. Ela também está ensaiando 80 componentes, porém estes representarão toureiros espanhóis. Onde eles se encaixam no enredo ‘O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira’? Na origem do grande homenageado da Beija-Flor este ano, o publicitário Boni.  A ala, contou o carnavalesco, estará no quarto setor do desfile.

Fechado para novos comentários.