O Mundo do Samba
Like

Zé Katimba faz show na Uerj nesta quarta

24 de abril de 2017
455 Vizualizações
0 Comentários
4 minutes read
Zé Katimba faz show na Uerj nesta quarta

zekatimba_capa_16x23_2orelhas_final.inddMúsica e resistência são os ingredientes básicos do livro-CD “Zé Katimba: antes de tudo um forte”, de Luiz Ricardo Leitão, segundo volume da série Acervo Universitário do Samba. O lançamento está marcado para o dia 26 de abril, às 19h, no Teatro Odylo Costa, filho, onde o compositor faz um show com repertório de inéditas, com participação especial dos convidados André da Mata e Daniel Scisinio.
O ensaio biográfico conta a trajetória do sambista, que teve de deixar a cidade natal de Guarabira, na Paraíba, ainda menino, fugindo da seca e da fome, rumo ao Rio de Janeiro. Da mesma forma, a obra revela um pouco da luta pela sobrevivência travada pelo povo negro no Brasil, ao longo do século XX.

“Alegoria viva do samba, criado nos morros cariocas, Katimba sempre padeceu com o desprezo das elites e a perseguição das forças policiais, tendo conseguido vencer a intolerância, provando a firmeza da fibra sertaneja”, afirma Leitão, professor associado da UERJ.

A história do compositor se confunde com a da agremiação Imperatriz Leopoldinense, fundada em 1959, em Ramos. Muitas foram as canções destinadas à verde e branco, como “O teu cabelo não nega – Só dá lalá” (1981), que levou o campeonato da Sapucaí naquele ano, e “Martim Cererê”(1972), grande sucesso da novela “Bandeira 2”, de Dias Gomes, fazendo valer ao artista o título de baluarte da escola.

A publicação é uma parceria do Departamento Cultural da universidade com a editora paulista Outras Expressões, em defesa da cultura popular brasileira. O CD encartado no livro que tem coordenação e direção de Ilana Linhales, além de produção e arranjos de Yuri Villar, traz a atmosfera sonora nordestina, entre timbres e ritmos caraterísticos, num total de oito músicas, sendo cinco inéditas. Entre elas, a novíssima “Traz de Volta o Amanhecer”, em coautoria com Lucy Alves e André da Mata, assim como a consagrada “Bandeira da Fé”, em conjunto com Martinho da Vila, de 1983.

O espetáculo de Zé Katimba no Teatro Odylo Costa, filho acontece durante a 27ª UERJ Sem Muros, evento que tem como objetivo apresentar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. A entrada é franca. O endereço é Rua São Francisco Xavier, 524, campus Maracanã da UERJ.

Sobre o autor

Luiz Ricardo Leitão é escritor, tradutor e professor associado da UERJ. Licenciado em Letras pela UFRJ (1983) e Doutor em Estudos Literários pela Universidad de La Habana (2002), publicou várias obras didáticas e ensaísticas, entre elas a “Gramática Crítica: o culto e o coloquial no português brasileiro” (2016, 5ª ed.), “Noel Rosa: Poeta da Vila, Cronista do Brasil” (2009) e “Aluísio Machado: Sambista de Fato, Rebelde por Direito” (2015).

UERJ/SR-3/DECULT/DIVTEATRO/ACERVO UNIVERSITÁRIO DO SAMBA apresentam:
Show + lançamento de livro CD “Zé Katimba: antes de tudo um forte”
Data: 26 de abril às 19h
Local: Teatro Odylo Costa, filho
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – Campus Maracanã da UERJ
Duração do show: 40 min
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA, sujeito a lotação.
Mais informações: 2334-0681
http://www.decult.uerj.br/
https://www.facebook.com/decult.uerj

Fechado para novos comentários.